.
.
.
Um dia marcado pela diversão, esporte, brincadeiras lúdicas e emoção. Assim foi o início, nesta terça-feira, dia 8 de novembro, em Janaúba, da primeira edição dos "Jogos Recreativos para Alunos com Deficiência" da Rede Municipal de Educação. Às 8 horas da manhã tiveram início os Jogos, nas dependências do Caiçara Praia Clube, onde nos “confrontos” iniciais já saíram os primeiros campeões, nas mais diversas modalidades, devidamente adequadas para as faixas de idade e grau de necessidade de cada aluno.
Confira os resultados do primeiro dia de Jogos, em suas modalidades: BOLINHA NA ROUPA DO PALHAÇO: Campeão: Tayson Teixeira de Jesus, da Escola Anjo da Guarda; BOLICHE: Campeã: Maria Emanuele Soares, do JIJA; CHUTE AO GOL: Campeão, Anthony Scarcela Matos, JIJA; JOGO DAS CORES: Campeão, Tayson Teixeira de Jesus, Escola Anjo da Guarda; GATO DE PINTINHAS: Campeão, Anthony Scarcela Matos, JIJA.
SOLENIDADE EMOCIONANTE: À noite aconteceu a solenidade de abertura oficial, envolvendo os alunos/atletas, seus familiares, professores, diretores e todo o corpo de colaboradores da administração, no Centro Cultural do Sindicato Rural, onde a emoção foi a tônica. Desfile das delegações das escolas e alunos participantes, apresentações culturais com os próprios alunos que apresentam deficiência; apresentação da Academia de Capoeira Abadá, que entoou o Hino Nacional ao som do Berimbau e o acendimento da Pira Olímpica, foram alguns dos pontos marcantes da noite.
Numa realização da Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o evento esportivo visa promover o desenvolvimento e a inclusão de 164 alunos com práticas lúdicas e dinâmicas específicas para cada faixa etária e suas necessidades físicas e mentais.
A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Fagundes Jácomo Pereira, em seu pronunciamento destacou a importância do evento, como instrumento de promoção ao lazer e a descontração dos participantes. “São 164 alunos que participam deste evento inédito, que trata a inclusão através do esporte. As atividades físicas são importantes para alunos com deficiência pois os mesmos aprendem a conhecer os limites do próprio corpo e são estimulados, inclusive por seus colegas, na busca pela superação e participação”, disse ela, tomada pela emoção e, por que não dizer, satisfação, em ver que, através da atual administração “Um Novo Tempo, Uma Nova História” com sua equipe, está conseguindo fazer a inclusão social dos portadores de necessidades especiais de forma altamente positiva.