DECRETO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA DA SECA EM JANAÚBA É RECONHECIDO PELA DEFESA CIVIL ESTADUAL E NACIONAL

Terça-Feira, 19 de dezembro de 2023

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e a Secretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil de Minas Gerais reconheceram situação de emergência em Janaúba, onde o prefeito José Aparecido Mendes, com base no Decreto Municipal nº 100, de 10 de novembro de 2023, declarou situação de emergência em todo o município devido á seca que assola Janaúba e a região do Norte de Minas.
No decreto municipal o prefeito José Aparecido informa que há um esgotamento dos mananciais existentes situação agravada diante da falta de chuva há mais de 6 meses e isso reflete diretamente de forma negativa na economia do município.
De acordo com o relatório agro climatológico apresentado no dia 14 de dezembro pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a seca já impõe sinais de prejuízos enormes para os produtores rurais no município de Janaúba, inclusive com perdas de 100% na lavoura. Outro fator agravante é que maior parte dos mananciais estão secos e, diante disso, aumentam as dificuldades para alimentar os animais devido à fata de pastagem. O prejuízo supera os R$ 213 milhões na agricultura e pecuária em Janaúba.
#Gabinete#Agronegócios