FUMACÊ REFORÇA AÇÕES DE COMBATE À DENGUE EM JANAÚBA: APLICAÇÃO NA CIDADE SERÁ NESTA TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA E QUINTA-FEIRA

Segunda-Feira, 05 de fevereiro de 2024

O carro "fumacê" irá circular pelos bairros no período de 5h às 6h30 e das 17h30 às 22h.

A Prefeitura de Janaúba, administração “Um Novo Tempo, Uma Nova História”, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS), realiza mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti através do Ultra Baixo Volume - UBV Móvel (carro fumacê). O objetivo é eliminar os mosquitos adultos presentes na região, reduzindo assim a chance de propagação de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Em Janaúba, o fumacê percorrerá toda a área urbana na terça-feira, 06 de fevereiro, na quarta-feira, dia 7, e na quinta-feira, dia 8, no período de 5h às 6h30 e das 17h30 às 22h.

Na terça-feira, dia 6 de fevereiro, o carro “fumacê” passará das 5h30 da madrugada até 6h30 da manhã e das 17h às 22h

Nos bairros Algodões, Morada do Sol, São Vicente, Santa Cruz e Santo Antônio e nos residenciais Dona Lindu, Jardim das Acácias, Portal dos Ipês, Sol nascente, Portal Sul, Portal do Lago, Pedro Alexandre e Joaquim Bispo.

Na quarta-feira, dia 7 de fevereiro, o carro “fumacê” passará das 5h30 da madrugada até 6h30 da manhã e das 17h às 22h

Nos bairros Isaías Pereira, Ribeirão do Ouro, Planalto, Saudade, Dente Grande, São Gonçalo, Esplanada, Centro e Novo Paraíso e ainda na Pedra Preta, Jardim Imperial e Baixa da Colônia.

Na quinta-feira, dia 8 de fevereiro, o carro “fumacê” passará das 5h30 da madrugada até 6h30 da manhã e das 17h às 22h

Nos bairros Nova Esperança, Gameleira, Padre Eustáquio, Cerâmica, Veredas, Rio Novo, Barbosa, Boa Vista, São Lucas, Santa Terezinha e Jacarezinho e no residencial Clarita.

O fumacê é uma estratégia encontrada para controlar as populações de mosquitos, e consiste em passar um carro que emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. Trata-se de uma estratégia emergencial (indicada somente em regiões com casos notificados da doença e alto índice de infestação, a níveis epidêmicos) e complementar às várias atividades de combate que já vem sendo intensificadas com proatividade e eficiência pela Administração Janaúba: “Um Novo Tempo, Uma Nova História”, através de seu setor de Vigilância Ambiental e Endemias.

É importante lembrar que a ação prioritária e a mais eficaz na luta contra a dengue é a eliminação dos criadouros do mosquito, considerando que 98% da contaminação são por focos do Aedes encontrados nas residências dos moradores. Uma vez por semana, pelo menos, é necessário verificar e, identificando, eliminar água parada em pátios, calhas, ralos, além de descartar resíduos inservíveis.