.
.
.
O Hospital da Fundajan, em Janaúba, zerou as internações por Covid-19 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). É a primeira vez que os 10 leitos estão desocupados desde maio quando a UTI passou a ser utilizada para casos relacionados ao novo coronavírus. A informação de que não há paciente internado foi confirmada na tarde desta quinta-feira, dia 21 de outubro, pelo Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus, mantido pela Fundajan.
Há mais de um mês a UTI para casos de Covid-19 na Fundajan registrava a taxa de ocupação de 10%, uma vez que desde o dia 17 de setembro até a manhã de hoje houve apenas uma internação. Já no relatório expedido pela Fundajan nesta tarde aponta que nenhum dos 10 leitos estavam ocupados, ou seja, zerou a internação na UTI Covid.
HOSPITAL REGIONAL
No Hospital Regional de Janaúba a taxa de ocupação na UTI para casos de Covid-19 nesta quinta-feira, dia 21 de outubro, era de 15%. Três dos 20 leitos dessa unidade estavam ocupados no final da tarde de hoje. Mesmo número de ontem. A semana iniciou com a taxa de ocupação em 20% - 4 internações.
Os casos de Covid também têm reduzido no município de Janaúba. Nas últimas 24 horas o sistema de saúde registrou apenas um caso positivo e no mesmo período, quer dizer, de ontem para hoje, um janaubense se recuperou dessa doença.
A diminuição dos casos do novo coronavírus e a queda na ocupação de leitos de UTI são reflexo da vacinação em massa e o empenho das secretariais municipais e servidores, principalmente das equipes de saúde, no enfrentamento desse período pandêmico. Soma-se ainda o entendimento da população quanto aos cuidados para se evitar o contágio.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a continuar a seguir as medidas de higienização e distanciamento social. Pois, mesmo que tenha zerado o número de internação na UTI da Fundajan e os casos de Covid diminuídos, o momento não é de relaxamento, mas a atenção dobrada no que tange à prevenção contra o novo coronavírus.