.
.
.
Lançado no dia 20 de julho em Janaúba o Projeto CUIDA Chagas que é uma iniciativa internacional com trabalho de equipes multidisciplinares em quatro países: Brasil, Bolívia, Colômbia e Paraguai. A Prefeitura de Janaúba, na gestão do prefeito José Aparecido Mendes, abraçou essa iniciativa tão importante para a saúde da população gorutubana e de comunidades em risco da América Latina.
No município de Janaúba, o estudo busca avaliar 18 mil participantes, tendo como foco mulheres em idade fértil (de 10 a 49 anos), seus filhos e contatos domiciliares. No Brasil serão avaliados mais de 65 mil participantes. O objetivo do projeto é contribuir com a eliminação da transmissão vertical (durante a gravidez ou parto) da doença de Chagas.
Durante o lançamento do Projeto CUIDA Chagas, o prefeito José Aparecido Mendes ressaltou que a meta principal da sua gestão é promover ações que resultam na melhoria da qualidade de vida da população e que isso vem sendo feito justamente com as políticas públicas na área de Saúde, destacando que a atual gestão tem investido mais de 40% dos recursos na Saúde Pública, bem acima dos 15%, que é o índice mínimo preconizado pela Constituição Federal.
José Aparecido frisa que isso tem sido possível graças ao empenho unificados da equipe de secretários, dos dedicados profissionais da área de Saúde e das demais secretarias e do apoio da população. Ele mencionou o trabalho de investimentos em equipamentos, capacitação dos profissionais, ampliação dos serviços de especialidades e melhores estruturas físicas nos hospitais e nas unidades básicas de saúde.
O Projeto CUIDA Chagas (Comunidades Unidas para Inovação, Desenvolvimento e Atenção para a doença de Chagas) é realizado numa parceria entre a Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, Ministério da Saúde, Fiocruz, Secretaria de Estado de Saúde, Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e Fundação Ezequiel Dias (Funed) objetivando a eliminação da transmissão vertical (durante a gravidez ou parto) da doença de Chagas.
Desde o dia 21 de julho, na UBS do bairro Novo Paraíso e na UBS do distrito de Vila Nova dos Poções inicia a fase piloto da pesquisa de implementação do Projeto CUIDA Chagas, que é uma iniciativa internacional.
O lançamento do projeto em Janaúba foi prestigiado pelo prefeito José Aparecido Mendes; Helvécio Campus Albuquerque, secretário municipal de Saúde de Janaúba; Juliana Amélia da Silva Mendes, Diretora de Atenção Primária de Janaúba; Gustavo Laine Araújo de Oliveira, Coordenador substituto da Coordenação Geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial do Ministério de Saúde e Ambiente; Nilce Almeida Lima Fagundes, Referência Técnica do Programa de Chagas da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros; Rodrigo Rodrigues, Coordenador Geral de Laboratório de Saúde Pública do Ministério da Saúde e Ambiente; Andréa Silvestre, Investigadora Principal no Projeto Cuidas Chagas; Debbie Vermeij, Diretora do Projeto Cuida Chagas; Eliana Amorim, Gerente do Estudo de Implementação do Projeto Cuida Chagas; Lucélia Santos, Coordenadora de Campo; Ingredy Caroline de Jesus, Assistente de Campo; Maria Helena Fernandes Damascena, representante da sociedade civil; e profissionais da área de Saúde, dentre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias.