.
.
.
A Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Vigilância em Saúde (Nuvisa), realizou entre os dias 26 e 28 de abril o segundo Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2022. No novo levantamento, o município registrou o índice de 0,9%, o que representa, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, BAIXO risco de infestação das arboviroses – doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikugunya, zika e febre amarela urbana.
O intuito do LIRAa é direcionar a estratégia de controle e combate à dengue no município. No primeiro levantamento de 2022, realizado no início do ano, Janaúba registrou 8,3%, representando alto risco de infestação. Com o município em estado de alerta e a infestação a nível epidêmico, a Prefeitura intensificou as ações de enfrentamento ao Aedes. Para essa luta, todas as secretarias municipais e segmentos da sociedade janaubense se uniram na execução de um plano de ação que objetiva alcançar a DENGUE ZERO no município e valorizar a vida, uma vez que a DENGUE MATA e, na região, recentemente foram registrados óbitos pela doença.
O trabalho rumo à dengue zero CONTINUA! E essa responsabilidade é de todos! Manter o quintal limpo, eliminar criadouros do mosquito, evitando o acúmulo de água em vasos de plantas, pneus, garrafas e calhas, manter caixas d’águas tampadas e piscinas limpas e destinar os recicláveis para o serviço de coleta seletiva, são atitudes simples e que fazem toda a diferença nessa luta.
SAÚDE SIM, DENGUE NÃO! Colabore com a saúde pública! Mantenha os cuidados para, juntos, alcançar à DENGUE ZERO em Janaúba!