Saúde prevê para em breve vacinar os janaubenses de 17 até 12 anos de idade
Hoje, terça-feira, 31 de agosto, é dia de vacinação nos jovens de 18 anos em Janaúba na campanha de imunização contra a Covid-19. Sendo assim, a Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, fecha uma etapa importante nesta data na luta contra o novo coronavírus. O secretário municipal de Saúde, Helvécio Campos Albuquerque, cita que, incluindo a aplicação nessa faixa etária neste último dia de agosto, a Saúde disponibilizou a prevenção para 100% da população adulta vacinável de Janaúba com a primeira dose.
Os cidadãos que moram em Janaúba e tenham mais de 18 anos e, porventura, ainda não foi vacinado, podem procurar a unidade de saúde perto da sua residência e se apresentar para receber a primeira dose da vacina. De acordo com relatório da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Janaúba, até essa segunda-feira, 30 de agosto, pelo menos quase 94% (93,97%) da população adulta deste município já se encontram vacinadas com ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19.
São 46.987 janaubenses vacinados com a primeira dose ou dose única de imunizante contra o novo coronavírus. Baseado nos dados de que em Janaúba a população adulta acima de 18 anos seja entre 50 mil e 51 mil habitantes, a cobertura vacinal, nesse caso, se aproxima dos 100%: até ontem eram 93,97%. Vale ressaltar que quem esteja com sintomas da Covid ou gripe tem que aguardar o período de melhora para, assim, ser vacinado contra o novo coronavírus que provocou a pandemia em vários países.
O secretário de Saúde, Helvécio Albuquerque, informa que finalizando a aplicação da vacinação nos jovens de 18 anos, nesta terça-feira, o próximo passo será a prevenção, via vacina, nos adolescentes e crianças acima de 12 anos. No entanto, ele frisa que a vacinação será por faixa etária, ano a ano, na ordem decrescente. Quer dizer, primeiro os janaubenses de 17 anos, depois os de 16 anos, 15 e até as crianças com 12 anos de idade, seguindo as normas do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, e em conformidade com a disponibilidade de doses da vacina no município.
A vacinação de reforço, a chamada segunda, continuará progressivamente conforme a data anotada no cartão de vacinação dos cidadãos. Como o prazo de intervalo entre uma e outra dose depende do tipo de vacina, variando de 28 dias a 90 dias, há uma diferença na cobertura vacinal. Nessa quarta-feira, 30 de agosto, em torno de 36% dos janaubenses estavam imunizados com a segunda dose ou dose única.
Com relação a aplicação da terceira dose nos cidadãos idosos, a Secretaria Municipal de Saúde informa que isso está sendo providenciado seguindo as determinações do Ministério da Saúde, inclusive com a remessa de doses específicas para essa fase da imunização.