O prefeito José Aparecido Mendes assinou nesta quarta-feira, dia 17 de março de 2021, a Lei 2.429 em que a Câmara Municipal autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 969 mil no orçamento deste ano da Prefeitura de Janaúba objetivando a compra de usina de oxigênio para o Hospital Regional de Janaúba com produção própria de 30 metros cúbicos de oxigênio para atender a UTI, inclusive a ala de Covid.
A autorização foi aprovada pela Câmara Municipal nessa terça-feira, 16, em reunião extraordinária, uma vez que o recurso não constava no orçamento de 2021 da prefeitura, elaborado e aprovado no ano passado, na administração anterior.
Diante disso, o município de Janaúba irá adquirir uma usina de oxigênio para atender a demanda do Hospital Regional que é uma unidade de assistência em saúde em pronto socorro e, nesse momento de pandemia, referência de atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19.
Atualmente, o Hospital Regional conta com uma usina alugada com produção de 10 metros cúbicos. Como o oxigênio é essencial na assistência aos pacientes na unidade hospitalar e tem sido muito requisitado por hospitais de vários municípios brasileiros, inclusive com o desabastecimento desse produto, faz-se necessário o investimento na usina própria de produção. Vale ressaltar que o Regional tem uma usina de oxigênio com produção de 5 metros cúbicos, mas ela não funciona há muito tempo.