Sementes de feijão para os produtores foram adquiridas através de emendas dos deputados federais Diego Andrade, Eros Biondini, Leonardo Monteiro e Áurea Carolina
.
.
.
Mais benefícios para o pequeno produtor, incentivo no cultivo de feijão e paz no campo. Esses foram os pontos chaves da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) em Janaúba nesta segunda-feira, dia 6 de março. O presidente do CMDRS e atual Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, José Edmozame Luiz Morais, anunciou vários benefícios que contemplam as comunidades rurais e propôs a união entre os produtores de cada associação e de todas as comunidades do município janaubense.
“Vamos estender as mãos e seguir em frente com o trabalho de produzir alimentos com qualidade e promover o desenvolvimento na zona rural”, declarou o secretário de Agronegócio da Prefeitura de Janaúba ao acrescentar “Somos homens do campo e vamos à luta pelo melhor para todos”. Edmozame Morais informou que no dia 15 de março, quarta-feira da próxima semana, às 9h da manhã, haverá um ato solene no Mercado Municipal com a distribuição, pela Prefeitura de Janaúba e pela Emater-MG, de sementes de feijão carioquinha para os produtores rurais.
São aproximadamente 3 mil quilos de sementes de feijão obtidos através de emenda parlamentar indicadas pelos deputados federais Diego Andrade, Eros Biondini, Leonardo Monteiro e Áurea Carolina. O município de Janaúba foi contemplado com 2.710 quilos de sementes destinados às associações de produtores que compõem o CMDRS. Pelo menos mais de 20 associações receberão, em média, 11 sacos de sementes contendo 10 quilos em cada ficando a critério das entidades efetuarem o repasse das sementes aos associados.
PAZ NO CAMPO
Durante a reunião mensal do CMDRS de Janaúba, nesta segunda-feira, 6 de março, foi explanado sobre a atuação da Polícia Militar no que tange a assegurar a tranquilidade na zona rural. Tenente Irson, Aspirante Gregore, Cabo Vinicius e Cabo Mário Júnior relataram aos produtores rurais sobre as ações do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba visando a paz no campo.
Os integrantes da PM frisaram que tem sido feito um trabalho pontual e obtido resultados positivos, citando que nos últimos dias não houve ocorrência de crime na zona rural. “Isso é ótimo”, destacou o Aspirante Gregório que foi endossado pelo Tenente Irson o qual completou que a parceria com a comunidade é fundamental e que o comandante do 51º Batalhão, Tenente Coronel Welington Ferreira, planeja ampliar a atuação da Patrulha Rural de maneira que mantenha a tranquilidade e segurança tanto dos moradores quanto das propriedades na área rural. Em fevereiro, a PM agiu rapidamente e evitou que algumas propriedades agrícolas da região do distrito de Barreiro da Raiz fossem alvo de invasões.
TRATORITOS E MÁQUINAS DE COSTURA
Ainda na quarta-feira, dia 15 de março, a Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, e o CMDRS farão à entrega para entidades de quatro máquinas de costura e três tratoritos. As máquinas de costura serão fundamentais para as associações compostas pelos produtores e seus familiares desempenharem a produção de peças que podem gerar renda.
Os pequenos tratores (tratoritos) serão destinados para a comunidade de Lagoa Grande, Centro Terapêutico Fazenda Irmã Erlinda e para o viveiro do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
CAPACITAÇÃO E ORIENTAÇÃO
O secretário municipal de Agronegócio e presidente do CMDRS, Edmozame Morais, disse que vem visitando as comunidades e participando de reuniões com as entidades mencionando que isso é de extrema relevância, uma vez que vivencia in loco as necessidades e as potencialidades das comunidades e também obter soluções para os problemas levantados.
Os vereadores Wiris Lopes (presidente da Câmara Municipal), Adauri Cordeiro, Elismácio (Roma) Borges e Derlan Miranda se fizeram presentes nesta reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável na qual houve orientações com relação a situação cadastral e contábil das associações comunitárias de produtores rurais e ainda a disponibilidade da Emater-MG, Sebrae e da Casa do Empreendedor, onde há o Banco se Projetos que pode ajudar as associações comunitárias de produtores rurais na obtenção de recursos para as comunidades.