.
.
.
O Secretário de Agronegócios e Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de Janaúba, Zame de Morais, junto ao engenheiro agrônomo, Paulo, estiveram presentes em uma importante reunião, atendendo convite do presidente da AMAMS (Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene), José Nilson (Nilsinho). Representando o prefeito José Aparecido eles participaram ativamente das discussões sobre alternativas para diminuir os impactos da seca na região.
Na oportunidade, entre outras foram apresentadas algumas sugestões, como por exemplo, a redução de impostos sobre o preço do gado, com intuito de fortalecer a comercialização. Foi debatido também a possibilidade de oferta de grãos para alimentação animal, subsidiados pela Conab, visando reduzir o custo de produção.
O superintendente do Banco do Nordeste, Wesley Marciel, presente ao encontro, anunciou várias formas de negociação de dívidas em atraso, colocando o banco à disposição das prefeituras e dos produtores rurais.
O superintendente da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) do Governo de Minas, Denilson Oliveira, outro que participou do evento, ouviu as demandas e, de imediato, se prontificou a verificar a reivindicação sobre a redução de impostos que impactam na atividade rural junto à Secretaria da Fazenda.
Dessa forma a prefeitura de Janaúba, através da sua Secretaria de Agronegócios se sensibiliza junto aos demais prefeitos em busca de alternativas para amenizar os impactos negativos da estiagem.