.
.
.
Água para quem precisa. A administração “Um Novo Tempo, Uma Nova História” entregou na manhã desta segunda-feira, dia 14 de março, caixas d`água para atender famílias de 12 comunidades rurais. O prefeito José Aparecido Mendes e o secretário municipal de Agronegócio e Desenvolvimento Econômico, Chrystiano Mota, participaram do ato de repasse de reservatórios com capacidade de 500 litros, 1 mil e 5 mil litros que atenderão as demandas para o consumo humano e ajudar na produção.
Foram entregues 4 caixas de 5 mil litros contemplando as comunidades de Canta Grilo, Pajeú, Barreiro da Raiz e Lagoa Grande; 2 caixas de 1 mil litros para as localidades de Tracbel e Paus Altos e ainda 10 caixas de 500 litros para as comunidades de Pedra Preta, Poção Velho, Angicos, Mandassaia, Barreiro de Dentro, Terra Nova e Barreiro da Raiz/Caiçara para beneficiários em conformidade com o Cadastro Único Bolsa Família.
“Estou feliz em poder receber essa caixa d`água. Aguardava há algum tempo e agora consegui”, comentou Quirina Ferreira da Silva, da comunidade Pedra Preta, para quem a caixa será útil no armazenamento de água a ser utilizada, inclusive, na manutenção da horta onde cultiva alface, cebolinha, coento, couve. Ela agradeceu ao prefeito José Aparecido, à secretaria municipal de Agronegócio e ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) pelo incentivo.
De acordo com o prefeito José Aparecido, a mulher do campo e o homem do campo em Janaúba representam a maior riqueza do município e poder beneficiá-los com esses incentivos na sua lida do dia a dia é uma alegria e satisfação. “É o campo sendo valorizado cada vez mais nestes 15 meses de nossa gestão”, frisou o prefeito. Ao receber a caixa d`água, o vice-presidente da Associação da Comunidade de Angicos, Valdriano Veríssimo, destacou o benefício que esse reservatório irá proporcionar para a comunidade onde a dedicação tem sido à cultura de feijão e hortaliças, além de frutas.
Esses reservatórios foram adquiridos com recursos da Prefeitura de Janaúba e também de emenda parlamentar do deputado estadual Arlen Santiago. “É de grande valia a destinação deixas caixas para as comunidades”, declarou Maria Francisca Félix Martins, presidente da Associação da Comunidade de Barreiro de Dentro. O prefeito ressalta que o ato da entrega dos reservatórios fez com que esta segunda-feira, 14 de março, seja um dia especial, uma vez que a área rural é meta primordial na administração considerando que 99% da economia do município originam na agropecuária, sobretudo do pequeno produtor rural e é para ele que a gestão tem feito um esforço muito grande na estruturação das associações e no fortalecimento da Secretaria Municipal de Agronegócio.
O compromisso é melhorar a vida das pessoas do campo. “No início da nossa gestão deparamos com poços artesianos há muito tempo sem manutenção, caso do poço artesiano na comunidade de Paus Altos que estava parado há anos por causa da falta de reposição de uma peça, o capacitor, com custo de pouco mais R$ 100,00 (cem reais)”, cita José Aparecido ao acrescentar que o compromisso da atual administração é de levar a sustentabilidade para as famílias e onde tiver necessidade a atual gestão se esforçará para atender essa demanda.
Como é a demanda da Associação Rural da Comunidade de Paus Altos que foi contemplada com uma caixa d`água com capacidade de 1 mil litros. Isaltina Maria de Jesus Santos, presidente da Associação, afirmou que a destinação desse reservatório soluciona o problema do local onde são realizadas as reuniões da associação que tem 26 associados, assim como onde há atendimento médico, vacinação e reuniões comunitárias, entre elas o dia de campo em que os produtores recebem assistência técnica.
Além da entrega desses reservatórios, o prefeito José Aparecido disse que vem sendo feito o serviço de recuperação das estradas rurais. Essa melhoria de trafegabilidade já abrange a mais de 80% das estradas do município, inclusive em algumas localidades onde há mais de 10 anos não se presenciava essa atenção da administração no zelo com o bem público. Nesta semana, segundo o prefeito, haverá a continuidade do serviço de recuperação de outras estradas e também a conservação de vias públicas que dão acesso à zona rural.