Ação de combate e controle das Arboviroses e a destinação correta de toneladas de resíduos
Um mutirão de limpeza realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Limpeza Urbana e Coleta Seletiva, teve como resultado o recolhimento e destinação adequada de toneladas de resíduos e recipientes que poderiam ser prováveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
O mutirão ocorreu entre os dias 23 de fevereiro e 02 de março de 2021 nos bairros Cerâmica, Gameleira, Boa Vista e Algodões e nos residenciais Dona Lindu e Jardim das Acácias, com o objetivo em reduzir o índice de infestação desse vetor e consequentemente prevenir contra essas doenças.
Os materiais recicláveis recolhidos nesse mutirão foram destinados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Unidos por Janaúba (ASCAJ) contribuindo assim com a geração de trabalho e renda a esses catadores.
A efetivação dessa ação de prevenção foi respaldada na conscientização pública com informações e entrevistas em emissora de rádio e a mobilização por intermédio de som móvel e ainda a importante participação dos Agentes de Controle de Endemias.
Foram recolhidos no decorrer da ação em torno de 30 toneladas de resíduos sólidos, além de 200 pneus. O mutirão é uma atitude que favorece a redução do índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e outros vetores, prevenindo as famílias de diversas doenças e preserva o meio ambiente. O ato de prevenção também gera trabalho e renda.
A Gerente de Mobilização Social e Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Idalice Celestina de Souza Martins, destaca que a participação de todo cidadão na destinação adequada dos resíduos, com entrega do material orgânico na coleta convencional e dos materiais recicláveis na coleta seletiva, é fundamental em prevenir contra as doenças e mantém o ambiente de convivência de maneira agradável. “Vale lembrar ainda que para prevenir a dengue, chikungunya e zika, deve-se evitar todo tipo de água parada”, citou a mobilizadora social.