.
.
.
De cada 10 doce de leite produzido no Brasil, pelo menos 6 são oriundos de Minas Gerais. E essa tendência deve ser mantida ou ter um incremento, isso porque uma turma de mulheres em Janaúba obteve nessa semana a qualificação para a produção de doce de leite de maneira eficaz e que possibilite uma renda extra para a família.
As novas fabricantes de doce de leite aprimoraram o conhecimento em curso realizado no Centro de Formação e Qualificação Profissional instituído pela administração Janaúba “Um Novo Tempo, Uma Nova História”. Elas se empenharam nessa iniciativa da Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que que visa promover a qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho e empreendedorismo.
Entre segunda-feira, dia 20 de novembro, e quarta-feira, 22, as novas empreendedoras participaram do curso Trabalhador artesanal na pasteurização do leite e na fabricação de laticínios e afins/Doce de Leite realizado pelo Senar Minas por intermédio da parceria entre o Sistema FAEMG, Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeitura de Janaúba.
O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Edmozame Luiz de Morais, acompanhou o momento de capacitação das empreendedoras e destacou mais essa iniciativa da administração Janaúba “Um Novo Tempo, Uma Nova História” em oportunizar o conhecimento e incentivar que os cidadãos e cidadãs janaubenses possam criar o seu empreendimento e, através do qual, gerar renda e emprego e contribuir com o desenvolvimento do município. O Engenheiro Agrônomo Paulo Henriques, da Secretaria Municipal de Agricultura, também se fez presente nessa capacitação das novas empreendedoras da fabricação de doce de leite.
Durante o curso realizado pela Prefeitura de Janaúba em parceria com o Sistema FAEMG/SENAR Minas e Sindicato Rural de Janaúba, as participantes aprenderam ou então conheceram novas técnicas que auxiliam na fabricação do doce de leite. Houve explanação sobre a qualidade, a higienização e segurança alimentar. No mais recente levantamento do Serviço de Inspeção Federal, realizado em 2020, o estado de Minas Gerais produziu mais de 38 mil toneladas de doce de leite, isso corresponde a 58,1% do total da produção nacional de doce de leite.