.
.
.
Com o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS”, a Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram nos dias 6 e 7 de abril a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento reuniu delegados escolhidos nas pré-conferências, profissionais de saúde, autoridades, conselheiros e convidados em uma série de palestras e discussões sobre a importância da saúde mental no cuidado integral do cidadão.
Na abertura do evento, o Prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes Santos, destacou a importância da conferência como um espaço democrático com envolvimento da sociedade, sendo uma oportunidade única para discutir e apontar soluções para os problemas que envolvem a saúde da população. “Um município do porte de Janaúba, a segunda maior cidade do Norte de Minas, e que nunca, em toda sua história, havia organizado evento desta magnitude. Mas agora, vivendo um Novo Tempo, Janaúba está podendo escrever sua Nova História e retomar seu protagonismo, e em todas as áreas, mas principalmente na Saúde, setor onde investimos 1/3 a mais do que determinam os recursos que para cá vêm. Ou seja, ao invés dos 15% que determina a lei, investimos mais de 20%.”, ressaltou José Aparecido. O Prefeito reafirmou ainda o compromisso da atual gestão com a área da saúde e em cuidar das pessoas, levando dignidade e uma assistência de qualidade à população, inclusive na saúde mental.
Além do Prefeito José Aparecido, o encontro contou com presenças da Vice-Prefeita de Janaúba, Maria Aparecida de Fátima Santos; do Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Vereador Adauri Cordeiro; do Secretário Municipal de Saúde, Helvécio Albuquerque; do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ney Marques de Melo; da Presidente da Associação de Familiares e Usuários da Saúde Mental (Afausam), Isabel Cristina Castelo Branco; entre outros membros da equipe de governo, diretores, gerentes e coordenadores da gestão.
Sob coordenação da Gerente de Mobilização Social e Educação em Saúde de Janaúba, Idalice Celestina de Souza Martins e da Coordenadora Municipal de Saúde Mental, Marilena Soares Araújo, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental oportunizou articulações para garantir os interesses e as necessidades da população na área da saúde. Também possibilitou assegurar as diversas formas de pensar o SUS, assim como para ampliar, junto à sociedade, a disseminação de informações sobre o sistema, para fortalecê-lo. Na programação do evento, foram ministradas palestras com renomados profissionais da saúde, todos com experiência na área da saúde mental, abordando temas relevantes que propiciaram debates mais ricos e proveitosos entre os presentes.
Na ocasião, a Secretaria de Saúde de Janaúba aproveitou para lançar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que são parte da Medicina Tradicional e Complementar e foram implantadas pela atual gestão para contribuir na promoção e manutenção da saúde e priorizar a qualidade de vida, especialmente doenças crônicas e no cuidado integral da pessoa. Este momento do encontro foi conduzido pela Terapeuta Holística, Valdênia Gomes e o grupo condutor das PICS biodança e dança circular, enquanto a Aromaterapeuta, Dinalva Lima Cavalcante, no Cantinho das PICS, fazia demonstração dos óleos essenciais.
Além disso, ao longo das atividades da Conferência, um momento foi dedicado a homenagear pessoas ilustres que prestam ou prestaram relevantes serviços na área da saúde mental. Houve ainda a apresentação dos Foliões de Santos Reis, que abrilhantaram o evento com a beleza e a riqueza da cultura gorutubana. Ao final do evento, foram votadas as propostas e eleitos os delegados que representarão Janaúba na etapa estadual da Conferência.
Enriqueceram o evento com seus conhecimentos em saúde mental a Representante do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais e Vice-Presidenta do Conselho Estadual de Saúde, Coordenadora da Comissão Estadual da Reforma Psiquiátrica, Lourdes Machado; o Secretário Municipal de Saúde, Médico Helvécio Albuquerque; o Mestre em Desenvolvimento Social, Especialista em Saúde Mental e em Atendimento Psicossocial e Jurídico, Dimas Ribeiro Sales; a Mestre em Cuidado Primário em Saúde, Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Graduada em Psicologia, Jania Samudio; o Professor da Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG), Paulo César; e a Psicóloga, Mestranda em Saúde, Sociedade e Ambiente - Referência Técnica em Saúde Mental da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Alcina Brito.