.
.
.
Sob o tema ''Luta Antimanicomial: Um Movimento de Todos'', a Prefeitura de Janaúba, por meio da sua Secretaria Municipal de Saúde programou diversas atividades para marcar a Semana da Luta Antimanicomial no município.
Entre os trabalhos alusivos que serão realizados durante a Semana, na terça-feira, dia 16, acontece um Fórum com a palestrante Deborah Durães, psicóloga especialista em psicanálise e saúde mental, das 8 às 11 horas, no Centro Municipal de Eventos. Na quarta-feira, dia 17, acontece uma grande Passeata com concentração no Parque de Exposições às 07h30. A rota será: Rua São Pedro, Avenida Manoel Athayde, Avenida do Comércio e Avenida Brasil. Já na quinta-feira, dia 18, data oficial do Dia Nacional da Luta Antimanicomial e ponto alto das atividades em Janaúba, acontecerá um passeio ao clube do Abip, com profissionais e usuários do sistema de saúde mental, à partir das 8 horas.
A saúde mental de Janaúba é composta pelo CAPS II, CAPS Infantil, CAPS Ad, Uai e serviço de convivência dos usuários da saúde mental. A Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de Janaúba atende os municípios da Serra Geral de Minas, compondo uma quantidade de 16 municípios.
LUTA ANTIMANICOMIAL: O Movimento de Luta Antimanicomial consistiu em um diálogo de conscientização com as instituições legais e com os cidadãos ao elaborar o discurso de que os portadores de transtornos mentais não representam ameaça ou risco ao círculo social. Ao contrário, este seria um grande componente para sua recuperação.