.
.
.
A educação é um direito de todos. E é dever das instituições de ensino assegurarem que cada aluno tenha garantido seu acesso à aprendizagem, de forma igualitária, respeitando as diferenças humanas e sem limitar nenhum indivíduo da vivência em comunidade e da liberdade de expressão. Para que essa inclusão seja plena e efetiva no ambiente escolar, a Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu os profissionais de apoio ligados à Educação Especial nesta segunda-feira, dia 29 de novembro, para dar início ao planejamento de uma ação prevista para ser executada no ano letivo de 2022.
O projeto, denominado "Educação física como meio de inclusão social através dos esportes", tem como público-alvo os 97 alunos especiais das escolas e creches da Rede Municipal, e objetiva que, por meio dos seus professores de apoio, sejam desenvolvidas atividades recreativas que respeitem o ritmo e a individualidade de cada aluno, com estratégias e metodologias específicas.
De acordo com a Secretária de Educação de Janaúba, Maria Aparecida Jácomo, a inclusão no ambiente escolar é importante para a superação de preconceitos e a prática de valores que ajudem na construção de um ambiente justo, acolhedor e respeitoso. “O papel da escola é ser inclusiva. E essa é a nossa preocupação. Possibilitar a inclusão social, especialmente nos momentos de recreação, quando há socialização e trocas de experiências entre os alunos”, disse a Secretária.