O evento serviu para treinamento de excelência no atendimento inicial ao usuário dos serviços de saúde do município
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Orientar recepcionistas sobre o padrão de atendimento a ser aplicado em todos os serviços da saúde, visando a humanização do atendimento ao cidadão. Este foi o principal objetivo do evento realizado nesta quinta-feira, dia 15 de julho, pela Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde. Cerca de 70 profissionais do setor participaram, na sede do Lions Clube, de uma Oficina de Capacitação para recepcionistas dos serviços de Atenção à Saúde do município.
O prefeito José Aparecido Mendes Santos deu as boas-vindas a todos e abriu os trabalhos, que duraram toda a manhã e parte da tarde, mostrando a necessidade dos profissionais assimilarem a importância que os mesmos têm, “pois vocês são a porta de entrada dos serviços de saúde, sendo de fundamental importância que estejam bem treinados para atender nossa população da melhor forma possível, suprindo a necessidade de cada paciente”, disse ele. Salientou que outros setores da administração também terão seus momentos de treinamentos, sempre priorizando o atendimento ao público com eficiência e humanização.
Juscélio Rodrigues, chefe de Gabinete, colocou que esta meta é uma das principais deste governo e que foi definida ainda na campanha, quando ouviram diversos segmentos da sociedade e a população, que pediam, justamente a melhora na qualidade da saúde local.
Helvécio Campos Albuquerque, secretário de Saúde, coordenou os trabalhos da Oficina, mostrando os objetivos e perspectivas da saúde pública de Janaúba. Segundo ele, “a gestão municipal precisa ir ao encontro à primeira necessidade do paciente, que é ser recebida, acolhida de forma adequada, mais humana possível”.
O secretário de Fazenda, Administração e Recursos Humanos, Fábio Cantuária Ribeiro, destacou o papel da administração municipal frente aos serviços públicos oferecidos, principalmente na área da saúde.
Silvana Ferreira de Oliveira, diretora assistencial do Hospital Regional, falou sobre técnicas de recepção, e a constante busca pela excelência no atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
Idalice Celestina Martins, gerente de Mobilização Social e Educação em Saúde, abordou sobre o que o paciente espera de um atendimento, principalmente em um momento onde as pessoas estão vulneráveis, diante de problemas de saúde.
A psicóloga Ana Paula Mota falou sobre a humanização em serviços de saúde, mostrando o caminho para se buscar o sucesso de uma prestação de serviço mais eficiente e eficaz, principalmente na administração de conflitos, comum neste setor da administração.
Palestras, dinâmicas de grupo e a apresentação de uma carta de compromisso marcaram o evento, que serviu, ainda, para abordar diversos assuntos pertinentes ao trabalho dos recepcionistas no seu dia a dia, visando reorganizar o processo de trabalho dos profissionais de recepção, implantando protocolos referentes ao acolhimento humanizado.
Encerrando o encontro, já na parte da tarde, o secretário de Saúde, Helvécio Campos agradeceu a participação de todos e se mostrou confiante na resolutividade e na organização da prestação de serviços e rotinas do setor.