.
.
.
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Janaúba intensifica neste mês de novembro as ações de conscientização de prevenção ao câncer de próstata e diabetes. Nessa terça-feira, dia 7 de novembro, profissionais da área de Saúde participaram de atividades desenvolvidas pelo Programa de Educação Permanente implantado pela administração Janaúba “Um Novo Tempo, Uma Nova História”.
Durante a capacitação houve uma incisiva abordagem com relação ao diagnóstico e tratamento de diabetes. O secretário municipal de Saúde, médico Helvécio Campos Albuquerque, deu boas-vindas aos profissionais que atuam na Saúde Pública e reafirmou o compromisso da atual gestão em investir na qualificação dos profissionais, na aquisição de medicamentos, de equipamentos, reformas nas unidades de saúde objetivando o atendimento de qualidade à população, sobretudo na Atenção Primária.
A médica Larissa Alves Ruas ministrou palestra pela qual orientou os profissionais da Saúde sobre o acompanhamento junto aos pacientes que manifestam diabetes. De acordo com ela, a melhor maneira de evitar ou retardar o diabetes é ter uma alimentação saudável e praticar atividade física.
Diabetes
Diabetes é, na verdade, um termo genérico que abrange condições que envolvem níveis elevados de açúcar no sangue. Quando não tratado, este nível elevado pode causar uma série de consequências à saúde, como doenças cardiovasculares, de visão, nos rins e nervos, aumento das chances de infecções, problemas de pele e até amputação de membros.
Os principais sintomas da doença envolvem vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante e perda de peso. Fraqueza e fadiga também são sinais.
Tipo 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos;
Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na sua secreção. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos;
Diabetes gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida.