.
.
.
Médicos e Enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município de Janaúba participaram nessa quarta-feira, dia 16 de agosto, da Oficina Prática em Avaliação Multidisciplinar em Hanseníase realizada pela Prefeitura de Janaúba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros.
O evento foi aberto pelo secretário de Saúde do município de Janaúba, Helvécio Campos Albuquerque, que agradeceu aos profissionais pelo empenho na assistência à população. Helvécio Albuquerque ressaltou que essa Oficina Prática faz parte da meta de ações da administração Janaúba “Um Novo Tempo, Uma Nova História” na capacitação dos profissionais que atuam na Saúde Pública.
Durante a Oficina Prática em Avaliação em Hanseníase houve a explanação acerca do panorama epidemiológico da Hanseníase no município de Janaúba. Os médicos e enfermeiros foram orientados quanto aos aspectos epidemiológicos, microbiológicos e sorológicos e também com relação ao teste rápido para a Hanseníase.
Houve explicação sobre o avanço no diagnósticos, tratamento e medicamento, sistema de informações de agravos e notificações e ainda apresentada a avaliação dermatoneurológica simplificada em Hanseníase.
PALESTRANTES
Na Oficina Prática em Avaliação Multidisciplinar em Hanseníase ocorrida na cidade de Janaúba nessa quarta-feira, 16 de agosto, aconteceram palestras proferidas por especialistas. Os palestrantes foram:
Damaris Soares do Carmo, que é referência técnica da Tuberculose e Hanseníase da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros;
Karine Suene Ribeiro, Doutoranda responsável pelo programa de Hanseníase;
Mariano Fagundes Neto Soares, Mestre e professor na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e UnifipMoc, supervisor do programa Mais Médicos;
Patrícia de Cássia Vieira Neves, especialista referência técnica em Hanseníase;
Siderlany Mendes Brito, mestre referência técnica em Hanseníase e
Thaís Emanuely de Freitas Teixeira, especialista referência técnica em Vigilância Epidemiológica de Janaúba.